quarta-feira, 22 de abril de 2009

5ª série Ensino Fundamental História

PLANEJAMENTO BIMESTRAL– 2009
ÁREA: ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 5ª DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR: Neusa Maria Baréa Fincatto, Eleci Zampirolo Utzig e Ana de Marco

1º BIMESTRE

Conteúdo / Procedimentos Metodológicos /AVALIAÇÃO
1º Capítulo: Introdução à História.
a) O que a História Estuda?
b) Por que estudamos História?
c) O trabalho do historiador.
d) As fontes históricas.

2º Capítulo: A noção de tempo
a) A passagem do tempo.
b) O tempo para o homem atual.
c) Mas será que foi sempre assim?
d) O tempo histórico.
e) O tempo cronológico.
f) O nosso calendário.
g) Periodização da História.

3º Capítulo: Nós e Os Outros
a) Trabalho, linguagem e cultura.
b) O homem é um ser que trabalha.
c) O homem é um ser que fala.
d) O ser humano é portador de cultura.
e) Semelhanças e diferenças entre os seres humanos.
f) Todo povo possui uma cultura.
g) O etnocentrismo.

4º Capítulo: Sobre a origem do ser humano.
a) O evolucionismo.
b) O criacionismo.
c) Os primeiros hominídeos.

5º Capítulo: O medo da vida dos primeiros seres humanos.
a) Os primeiros povoadores da Terra.
b) Caçadores e coletores.
c) Agricultores e pastores.
d) Trabalhando com metais.
e) O crescente fértil.

Habilidades
1 – de transferir, isto é, usar um conhecimento para esclarecer outros;

2 – de demonstrar, de explicar um fato ou fenômeno por meio do raciocino lógico;

3 – de debater, de discutir, contestar;

4 – de relacionar, estabelecer relações entre diferentes fatos episódios ou processos;

5 – Pesquisar, procurar dados e informações, investigar;

6 – de interpretar, explicar o sentido, esclarecer;

7 – refletir: retroceder no caminho do conhecimento para avaliar sua validade ou concordância;

8 – conceituar, isto é, expressar a existência de uma idéia;

9 - De resumir, sintetizar, isto é selecionar os elementos fundamentais, discriminar o principal;

10 – de desenhar, isto é, transformar informações por meio da linguagem visual;

11 – de comparar – examinar dois ou mais fatos, apontando diferencias.


Procedimentos Metodológicos
- Diálogo
- leitura
- escrever
- trabalho em grupo
- Leitura de imagens e textos
- Textos complementares
- uso do livro didático distribuído a cada aluno, gratuitamente pelo FNDE – Ministério da Educação. A referência bibliográfica é a seguinte:
- utilizar outros livros dispostos na sala de aula, com autores diferentes
- multimídia;
- DVD
- vídeo
- sala de informática
- internet
- jornais
- revistas
- mapas
- material de uso escolar
- seminário
- entre outros, conforme a disponibilidade no fornecimento de materiais pela escola, como: folhas xerografas, cartolina, papel pardo, cola, pincel atômico, globo, etc.

- Filmes sugeridos:
Guerra de Tróia
Spartacus
Cleópatra
- Observação: Após votação, dadas sugestões dos filmes, apenas um poderá ser assistido, pela absoluta falta de tempo.

Avaliação
Avaliação escrita
Trabalho escrito
Debate
Trabalho com apresentação
Análise das produções de textos
Avaliação do Próprio desempenho
Mudanças que ocorrem no processo ensino e aprendizagem.

Um comentário:

gelson disse...

meu nome é GELSON BORGES,ja estudei ai em 1990 e 1991,ganhamos segundo lugar na feira de ciencias na época,com uma encenacao sobre o dentista,e foi gravado em vhs,gostaria muito que quem ler esse comentário tem autorizacao para lancar a imagem no youtube,meu email é:borges3232@itelefonica.com.br me de resposta por favor.moro atualmente em CAMPINAS sp,ficaria contente em relembrar os velhos tempos de colégio,e mostraria para meus filhos e netos,rsrsrsr...por favor mande respostas no meu email,atenciosamente: GELSON BORGES.