quarta-feira, 22 de abril de 2009

6ª série Ensino Fundamental História

PLANEJAMENTO BIMESTRAL– 2009
ÁREA: ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 6ª DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: Neusa Maria Baréa Fincatto, Eleci Zampirolo Utzig e Ana de Marco

1º BIMESTRE

Conteúdo
1º Capítulo: Feudalismo
a) A formação do Feudalismo
b) Descentralização do Poder
c) O feudo
d) Economia
e) Sociedade Feudal

2º Capítulo: Os Francos
a) O reino franco
b) O Império Carolíngio
c) Administração
d) Divisão do Império de Carlos Magno
e) A Europa invadida: sarracenos, vikings e magiares

3º Capítulo: Os Bizantinos
a) Constantinopla, capital do Império Bizantino
b) Centro do comércio, cultura, religião, política e arte


4º Capítulo: Os Árabes e o Islamismo
a) A península Arábica no séc. VII
b) A vida de Maomé;
c) Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos;
d) O Islamismo;
e) A expressão islâmica;
f) O Comércio Árabe;
g) A cultura Islâmica.


Habilidades
1 – de transferir, isto é, usar um conhecimento para esclarecer outros;

2 – de demonstrar, de explicar um fato ou fenômeno por meio do raciocino lógico;

3 – de debater, de discutir, contestar;

4 – de relacionar, estabelecer relações entre diferentes fatos episódios ou processos;

5 – Pesquisar, procurar dados e informações, investigar;

6 – de interpretar, explicar o sentido, esclarecer;

7 – refletir: retroceder no caminho do conhecimento para avaliar sua validade ou concordância;

8 – conceituar, isto é, expressar a existência de uma idéia;

9 - De resumir, sintetizar, isto é selecionar os elementos fundamentais, discriminar o principal;

10 – de desenhar, isto é, transformar informações por meio da linguagem visual;

11 – de comparar – examinar dois ou mais fatos, apontando diferencias.

Procedimentos Metodológicos
- Diálogo
- leitura
- escrever
- trabalho em grupo
- Leitura de imagens e textos
- Textos complementares
- uso do livro didático distribuído a cada aluno, gratuitamente pelo FNDE – Ministério da Educação. A referência bibliográfica é a seguinte:
- utilizar outros livros dispostos na sala de aula, com autores diferentes
- multimídia;
- DVD
- vídeo
- sala de informática
- internet
- jornais
- revistas
- mapas
- material de uso escolar
- seminário
- entre outros, conforme a disponibilidade no fornecimento de materiais pela escola, como: folhas xerografas, cartolina, papel pardo, cola, pincel atômico, globo, etc.

- Filmes sugeridos:
Guerra de Tróia
Spartacus
Cleópatra

- Observação: Após votação, dadas sugestões dos filmes, apenas um poderá ser assistido, pela absoluta falta de tempo.

Avaliação
Avaliação escrita
Trabalho escrito
Debate
Trabalho com apresentação
Análise das produções de textos
Avaliação do Próprio desempenho
Mudanças que ocorrem no processo ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário: